quarta-feira, 14 de outubro de 2015

A verdade por trás da proibição da caça no estado de São Paulo

A verdade por trás da proibição da caça no estado de São Paulo

Ao longo dos anos muitos pensavam que a Constituição Estadual do Estado de São Paulo promulgada em 1989, em seu artigo 204 " Fica proibida a caça, sob qualquer pretexto, em todo o Estado." era fruto de uma mentalidade avançada dos legisladores, pensando em proteger a fauna do estado contra a caça predatória, hoje estudos revelam que a motivação da proibição pode ter sido bem diferente da popularmente divulgada...

Em primeiro lugar este artigo possui uma ADIN 350-0/600- Ação de Inconstitucionalidade em tramitação, aguardando julgamento pelo STF por ser abusiva e incorrer contra a constituição federal e os direitos dos cidadãos paulistas e segundo que o que se viu na sequência da aprovação dessa lei foi uma drástica transformação do meio rural paulista de um ambiente diversificado para grandes monoculturas exportadoras especialmente de cana, e para estas os caçadores eram um grande empecilho!

Na época os animais da preferência dos caçadores paulistas era as capivaras, os tatus, os veados e as codornas, segundo os métodos de cultivo da época com intenso uso de agroquímicos e queimadas, além da mudança de cobertura dos campos, matas e cerrado para as lavouras este animais foram os principais afetados, mas essa perda da biodiversidade não seria possível se os caçadores então afetados pudessem se manifestar...a lei proibindo a caça amadora foi o grande "cala boca" nesses proprietário rurais e nos demais moradores que praticavam a caça amadora, estes caçadores já sem poder reclamar tiveram de assistir calado a perda da fauna que sustentou seus antepassados por gerações!!!

O desmatamento, as mudanças de cobertura do solo e até as estradas sempre mataram e ainda matam mais bichos do que quaisquer caçadores, no entanto é função de qualquer governo antidemocrático e com interesses escusos proibir a caça regulamentada, caçadores são homens livres que sabem se sustentar e se defender por si mesmos e isso só cabe em ambientes livres e democráticos.

Por isso é hora de compartilhar essa história sobre nosso passado na esperança de obtermos um futuro melhor para nós e nossos filhos!

Boas caçadas a todos,

Eng. Agr. Rafael Salerno

6 comentários:

  1. Preciso de ajuda!

    Minha roça esta repleta de javalis, vcs podem me ajudar?

    Como devo fazer para entrar em contato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Favor entrar em contato pelo aquitemjavali@gmail.com ou whatsapp/claro 31-9-8336-4515

      Excluir
  2. Hoje em dia é desnecessário caçar, os animais já estão entrando em extinção pelo desmatamento, nao queremos um monte de homens que acham legal matar animais de novo na mata destruindo o que sobrou das capivaras e tatus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caçadores credenciados nao matam capivaras, tatus e nenhum tipo de animais silvestres, apenas javalis, mais vc esta enganado a respeito de capivaras estarem em extinção, existe mais capivara do que ratos. Talvez tenha que liberar um manejo p conter a população delas.

      Excluir