quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Reunião na Câmara Municipal discute o controle do javali em São Gabriel do Oeste, MS

Fonte: http://idest.com.br/m/65957

Reunião na Câmara Municipal discute o controle do javali em São Gabriel do Oeste, MS

da Assessoria, Elton Vigilato30 set 2015   10h32Elton Vigilato

Representantes do Sindicato Rural, Clube de Caça e Tiro, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Militar Ambiental, Vigilância Sanitária e produtores rurais se reuniram no Plenário da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste na última sexta-feira (25), para discutir o controle da população de javalis no Município.

A reunião foi presidida pelo vereador Valdecir Malacarne em parceria com o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste, Julio Bortolini e contou com a palestra do analista Ambiental do Ibama, Michel Lopes Machado, sobre as questões de ordem ambiental, econômica e de manejo envolvendo o animal. O encontro ainda teve a participação do Biólogo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Wagner Augusto Fischer e do presidente do Clube de Caça e Tiro, Antenor Woehl.

O javali não é um animal nativo da fauna brasileira, sendo uma ameaça para algumas espécies de aves e pode disseminar doenças ao cruzar com porcos domésticos, originando os javaporcos, além de causar prejuízos econômicos por atacar as lavouras. Em decorrência dos fatos, o Ibama através Instrução Normativa nº 03/2013 autoriza o controle do animal através do abate.São Gabriel do Oeste é destaque na produção de grãos e principalmente na produção de suínos, elementos que fazem o javali um grande inimigo para o Município no âmbito econômico e sanitário.

A reunião foi fundamental para esclarecer algumas dúvidas em relação ao manejo do animal, o qual deve obedecer alguns procedimentos estabelecido pelo Ibama.Ao final do encontro foi sugerido a criação de um comitê para estudar as medidas que serão adotadas a partir de um diagnóstico da região, ainda foi destacado a importância do Poder Legislativo para a intermediação e resolução de impasses que envolvem o tema. A vereadora Ivone Pierezan e os vereadores Jeferson Tomazoni, Juninho Gazineu e Leocir Montagna também participaram da reunião. (fonte: idest.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário