segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Javalis em Santa Catarina

Email recebido 26, setembro,2014 no aquitemjavali@gmail.com:

Bom dia Rafael.

Em SC há dois focos importantes de javalis. Um no extremo sul, englobando 4 municípios (Lages, Capão Alto, Campos Belo do Sul e Cerro Negro) e outro no extremo norte, Ponte Serrada (e também do outro lado do parque das Araucárias, Palmas, que já é Paraná).

Outro foco importante fica no município de Presidente Getúlio. Esse foco fica meio isolado dos demais, pois já fica na região do Vale do Itajaí. Esse foco se deu por conta da fuga de um criatório bem grande na região há alguns anos. 

Entre os focos Sul e Norte, na minha opinião, não há mais lugar sem a presença deles. Mas como tem que haver evidências, vou relatar vestígios apenas nos municípios onde vi com os meus próprios olhos ou relato de parceiros de caçada e de confiança:

São Joaquim - SC
Urupema - SC
Painel - SC
Lages - SC
Campo Belo do Sul - SC
Capão Alto - SC
Cerro Negro - SC
São José do Cerrito - SC
Curitibanos - SC
Otacílio Costa - SC
São Cristovão do Sul - SC
Santa Cecília - SC
Timbó Grande - SC
Lebon Régis - SC
Calmon - SC
Presidente Getúlio - SC

Não sou de tirar fotos em caçadas, mas segue algumas tiradas em março desse ano e que mostram estragos numa lavoura de milho em Campo Belo do Sul.

Atenciosamente,

Daniel Uhlendorf


Fotos dos danos à lavouras em Campo Belo,SC:






Nota:  A equipe do projeto "Aqui tem Javali" agradece por mais este relato que dá a chance de visualizar como estão as coisas no estado de Santa Catarina

ATENÇÃO:

Tem javali em sua cidade ou região? Colabore enviando para aquitemjavali@gmail.com seu relato ou foto dos danos em lavouras, danos ao meio ambiente ou javalis abatidos, ajude a mostrar ao Brasil o tamanho deste problema para nosso país.

Todos as informações recebidas serão adicionadas ao Mapa Nacional de Incidência de Javalis e seus Hibridos e serão entregues ao Depto de Ecologia da UNESP Rio Claro até o dia 30/10/2014. 

Ajude a informar as autoridades e aos demais brasileiros sobre a expansão destes animais em território brasileiro e todos os problemas causados!

Um comentário:

  1. Não sei se o blog ainda está ativo, mas em Santa Catarina tem alguma fazenda que permite a caça em esperas?

    ResponderExcluir