quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Liberdade e responsabilidade na caça

Liberdade e responsabilidade na caça

Carlos Henrique M. de Carvalho, Belo Horizonte, 12/11/2015.

Os homens freqüentemente confundem liberdade com o direito de fazerem o que quiser, John Milton escreveu: "apenas os homens de bem amam a liberdade, os demais amam a licença". Contudo a liberdade só existe com responsabilidade, os homens devem responder pelos seus atos, e devem respeitar os direitos do semelhante, incluindo os animais, pois partindo da Teoria da Evolução de Darwin, temos um ancestral comum. Por esse motivo devemos defender o império das leis, desde que estas não façam distinção entre os homens e não tolham nossas liberdades ou os "direitos naturais" defendidos por Thomas de Aquino, John Locke, Thomas Jefferson e vários outros que defendiam o pensamento que "todo homem tem o direito à vida, à liberdade e a busca da felicidade".

Nós, caçadores, amantes da liberdade, da natureza e dos animais, baseados nestes direitos naturais do homem, procuramos nas caçadas, a liberdade como realização da felicidade interior. Andar no meio do mato, trilhar ou rastrear o animal selvagem, arriscar a própria vida para conseguir caçar o próprio alimento, assim como nossos antepassados, e muitas vezes voltar de mãos vazias, más com o coração cheio de alegria. Entretanto, temos o dever, devemos ser responsáveis pela vida dos animais e do ambiente em que vivem. Devemos ser seus protetores, defendê-los de maus caçadores, devemos respeitá-los e honrá-los como caça, como seres vivos que também têm direitos, pois ser acabarem também acabará nossa liberdade e nossa felicidade de praticar a caça.

Dentro desta concepção, de direitos dos animais, não pode haver honra em matar animais em estado de prenhes ou com cria, assim como não há honra em matar filhotes hoje, que poderiam nos dar muito mais alimento amanhã. Devemos ter sim, a consciência do dano que o desequilíbrio populacional de uma espécie pode causar nas outras espécies, e temos a obrigação de regular, equilibrar novamente esta interação. Da mesma forma devemos ter a noção e a sabedoria para não causar um desequilíbrio ainda maior, provocando a extinção ou extermínio da espécie.

O homem está em constante processo de evolução e aprendizado, precisamos aprender com os erros do passado para que não se repitam no futuro. Penso que se todos nós queremos a liberação, a regulamentação da caça no Brasil, precisamos mostrar que estamos preparados para lidar com esta liberdade.

 
"Nenhum homem tem o direito de agredir o direito do outro, isto é tudo que as leis deveriam restringir" Thomas Jefferson.

Um comentário:

  1. Concordo com você , mas você já de concordar que tem muitos que se dizem CACADORES que nem formação escolar têm pra pegar uma arma !!
    Tem um de passos de minas causando na internet e ameacando mulher e homem , só que homem não é javali ...


    Vocês não têm assossiacao pra banir ESEES tipos de lixo que denigrem a imagem dos bons !!???


    ResponderExcluir