domingo, 14 de junho de 2015

Rede "Aqui Tem Javali" publica em conjunto com UNESP artigo inédito sobre a distribuição de javalis no Brasil

Prezados amigos, caçadores, técnicos, produtores rurais, professores, pesquisadores e outros...é com enorme alegria que compartilho com vocês e agora publicado oficialmente em revista cientifica o resultado de anos de trabalho monitorando com ajuda de voluntários de todo o Brasil a expansão dos Javalis e seus híbridos em nosso país!!!

Foi publicado esta semana na renomada revista Natureza e Conservação o nosso artigo "Current distribution of invasive feral pigs in Brazil: economic impacts and ecological uncertainty" ou em bom português: "Distribuição atual dos suídeos invasores no Brasil: Impactos econômicos e incertezas ecológicas" trabalho que foi publicado em equipe com o apoio do Prof. Mauro Galetti do Depto de Ecologia da UNESP Rio Claro/SP, Ecólogo Felipe Pedrosa sendo que ambos tem sido grandes parceiros em pesquisas sobre os javalis em parceria com os caçadores e pra completar os caçadores, digo autores, Eng. Agr. Rafael Salerno (EU) e o amigo biólogo Fábio Padilha que proporcionou nossa primeira reunião na UNESP registrada na foto abaixo:

Prof. Mauro Galetti-UNESP, Rafael Salerno, Felipe Pedrosa e Fábio Padilha
Um dos principais resultados apresentados foi o mapa abaixo que representa o que já vinhamos apresentando no Mapa de Javalis e seus híbridos no Brasil coordenado por mim e atualizado constantemente de forma que mesmo após o fechamento da pesquisa em Dez/2014 indentificamos incidências em mais de 20 novos municípios e comprovação de presença em pelo menos dois novos estados (RO e RR). Por isso convidamos a todos a participar da rede www.aquitemjavali.blogspot.com acompanhando as publicações e sempre enviando relato, foto ou video de animais vivos, abatidos, danos ao meio ambiente e lavouras no aquitemjavali@gmail.com para que possamos manter a sociedade e autoridades informadas sobre os javalis e a realidade sobre seus impactos pelo Brasil.



Gostaria ainda de acrescentar a este post com um agradecimento especial à minha esposa que me acompanhou em todo este trabalho, por todo apoio e tolerância à este marido um tanto obstinado por uma causa que ele tanto acredita que é renovar a gestão e conservação de fauna neste país, muito obrigado!!! Sem você nada teria sido possível!!!

Um grande abraço a todos os amigos desta caminhada e peço que sigam controlando os javalis em suas localidades ainda que tenhamos hoje que superar tantas barreiras, um dia saberão o tamanho de nossa importância e de nossos trabalhos prestados ao meio ambiente, nunca desistam de seus sonhos, de sua cultura e de suas tradições!!!

Sucesso a todos,

Eng. Agr. Rafael Salerno
Coordenador GT Javali
Nova Safra Consultoria e Participações

www.plantadiretobrasil.blogspot.com
skype: panda_br
+55-31-9882-7421 TIM/WhatsApp
+55-31-8584-8535 OI

3 comentários:

  1. Prezado Rafael, muito bom e importante este trabalho seu e do grupo GT Javali. Não desejo tomar o seu tempo apenas informar - não sei se essa constatação que publiquei no FB , etc lhes chegou ) que ano passado documentei ocorrência aqui na Fazenda Boa Vista ( Bocaina de Minas MG ) de um macho jovem mestiço solitário. Ele permaneceu aqui por uns 20 dias...devorando tubérculos, raízes, batatas, etc.Moro aqui há 40 anos, sou ambientalista e foi a primeira notícia a respeito na região. ao que saiba.Fotografei e cheguei a postar video curto no YouTube elá deve estar como " Javali na Mantiqueira" Também tive logo a seguir informações de um par vagando pela mesma região. Envio a informação á guisa de colaboração. abs.

    ResponderExcluir
  2. http://aquitemjavali.blogspot.com.br/2015/06/javali-em-bocaina-de-minasmg.html

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante e importante esse trabalho de acompanhamento da proliferação da espécie. Recentemente o Deputado de SC Valdir Colatto enviou Projeto de Lei 6268/2016, com o objetivo de regulamentar e aprovar a caça de espécies invasoras, tais como o Javali e o Morcego, os quais apresentam perigo a sociedade pela disseminação de doenças, ataques a pessoas e estragos na lavoura. Foi constantemente combatido pelas ONG´s ambientalistas, que deturparam completamente o projeto e emitiram pareceres equivocados sobre o assunto. Necessário que se de o devido apoio ao PL 6268, que no meu entendimento trata de forma legitima o problema. apresentando solução e incentivando a caça esportiva para esse tipo de invasor, fomentando assim mais uma atividade esportiva e econômica.

    ResponderExcluir