sexta-feira, 31 de julho de 2015

Resposta para um email sobre o Leão Cecil

Bom amigos, muitos tem me perguntado opinião sobre o ocorrido sobre o leão naquele país do outro lado daquele continente que fica do outro lado do oceano...enfim, gostaria de compartilhar a resposta ao primeiro email que recebi de um professor universitário amigo meu:

---------- Forwarded message ----------
From: Aqui Tem Javali <aquitemjavali@gmail.com>
Date: 2015-07-29 8:30 GMT-03:00
Subject: Re: American Hunter Killed Cecil, Beloved Lion That Was Lured Out of Its Sanctuary - The New York Times
To: XXXXX


Bom dia Prof. XXXX,

Eu não sou muito de acompanhar sobre África e caça por lá,  não tenho ambição nenhuma de caçar por lá mas me parece positivo que haja pessoas que se interessem e paguem por isso apesar de que em toda atividade humana incorre no risco de haver pessoas sem caráter.

Essa história tomou a mídia,  vamos ver se proíbem as importações de troféus na Europa e EUA, e as consequências para as populações das espécies africanas...meu palpite seria uma explosão na caça furtiva e a banalização da morte da fauna exatamente como vemos no Brasil. 

Por aqui temos as espécies invasoras para equacionar,  inclusive tenho novos relatos de javalis pelo Nordeste incluindo Pernambuco, Alagoas e Ceará, a expansão das lebres e o desafio de gerir como recurso natural espécies silvestres que hoje estão em conflito como capivaras, pombas, maritacas e aves aquáticas.

Recentemente o prof. AAAAA ministrou uma palestra sobre "produção de cervídeos brasileiros" em BH, eu não pude participar,  mas me pergunto por quê não podemos criar ungulados brasileiros de forma extensiva ou apenas vamos assistir à explosão populacional dos javalis?

Bom, vamos trabalhando!

Grande abraço,

Rafael Salerno

2 comentários: