domingo, 5 de julho de 2015

A impressionante história dos Caçadores e Atiradores noruegueses na WWII

"Impressionante  História  dos CACs  noruegueses:

A 09 abr 1940 a Alemanha invadiu a Noruega. O País permanecera neutro na Primeira Guerra Mundial com Marinha e Exército fortes o bastante para desencorajar quaisquer beligerantes de lá se aventurar. Lamentavelmente as duas décadas após a Grande Guerra viram sucessivos governos reduzir a estrutura militar norueguesa a uma sombra do que havia sido, em efetivos, treinamento e equipamento, por economia...

Na madrugada de 10 abr apenas a 1a Companhia do Batalhão da Guarda do Rei estava entre os pára-quedistas alemães e o Rei norueguês Haakon VII, a Família Real, o Governo e as reservas de ouro do País, na cidade de Elverum, ao norte da Capital, Oslo. O Major Olaf Helset, Comandante dos Guardas, montou um bloqueio numa ponte próxima à Fazenda Midtskogen, a 5 km de Elverum. Pelas dificuldades referidas o efetivo da Companhia era de apenas uns 50 Guardas, a incluir recrutas com mínimo treinamento. Helset no sabia qual o tamanho da força que teria de enfrentar, apenas que estava em inferioridade.  

A solução foi enviar seus Guardas a percorreram as casas próximas e em Elverum a convocar Atiradores e Caçadores para a defesa. Cerca de 40 civis noruegueses, com seus fuzis, apresentaram-se. Muitas das armas eram exatamente Krag-Jorgensens, no excelente calibre 6,5 x 55 mm, do Exército. Armas e munição eram vendidas a subsidiado custo justamente para se criar uma reserva treinada para mobilização. Seus proprietários as usavam para lazer, esporte e caça.

Quando os pára-quedistas alemães surgiram às 01 h 30 min eram também uma Companhia, com cerca de 100 homens, liderada pelo Capitão Eberhard Spiller, Adido Aeronáutico e agente secreto alemão. Eles caíram na emboscada norueguesa e Spiller foi o primeiro ferido, mortalmente. Nas duas horas seguintes os alemães, todos profissionais treinados e completamente equipados, pressionaram as posições de Guardas, Atiradores e Caçadores noruegueses. Nenhum dos lados tinha muita idéia da força oponente. Por fim, com mais um morto e alguns feridos, os alemães retiraram-se para Oslo. O Major Helset desengajou e retraiu a Elverum, com cinco 5 feridos em sua improvisada tropa já de munição falta.

Uma pequena ação, a envolver duas 2 Companhias, menos de 200 homens, com dous 2 mortos e alguns feridos, em duas 2 horas. Contudo, a Batalha de Midtskogen teve estratégicos efeitos. O Rei e o Primeiro-Ministro declararam, em Elverum, que no haveria rendição da Noruega. Ao norte a mobilização foi mais efetiva. Atiradores e Caçadores já treinados em Tiro e nas habilidades de campanha reuniram-se ao Exército. Mais tarde, em Tromsö, ao norte, Haakon VII teve uma escolta de armados civis. Foi possível retirar o Rei e o Governo para o Reino Unido, com grande parte da Real Marinha Norueguesa. A campanha da Noruega custou aos alemães 60 dias e milhares de baixas.

Sem a participação de Atiradores e Caçadores, teriam os Guardas resistido tanto que impedissem a captura do Rei? Eis o valor da Segunda Reserva!

Os atuais  militares do DFPC e COLOG não entendem que somos  uma segunda reserva....

Deveriam facilitar a nossa vida ao invés  de nos infernizar..."

Fonte: Sr Moura-Neves  (historiador)

Nenhum comentário:

Postar um comentário