segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Caçada com a Equipe de Araxá/MG

Caçada com a Equipe de Araxá/MG

Se por um lado os javalis e seus híbridos estão criando um verdadeiro desastre econômico, social e ambiental por onde passam, de outro lado grandes laços de amizade são formados entre os milhares de voluntários que hoje se unem para combater esta espécie invasora no Brasil. 

Em MG uma das regiões mais afetadas é a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, uma região que concentra grande parte da produção agropecuária do estado em grandes propriedades com também grandes APPs (Áreas de Preservação Permante) e Reservas Legais propiciando uma combinação única de disponibilidade de alimento e abrigo para os javalis, soma-se a isso municípios enormes em território e pequenas populações onde as vezes é necessário mais de 100km entre um município e outro, formando um verdadeiro paraíso para o desenvolvimento de bandos de javalis. 

Fui conferir de perto o trabalho da Equipe de Controladores de Araxá, associados hoje no Canil Araxá (Instagram @canilaraxa) que conta com mais de 60 cães no plantel com raças como Foxhound Americano, Veadeiro Nacional, Grand Bleu e a experiência de abate de mais de 400 animais já declarados ao IBAMA, os números são impressionantes mas mais expressivo que isso que o apoio dos produtores rurais locais que confiaram a eles autorização para realizar o controle em mais de 20 mil alqueires mineiros (4,8 ha) ou seja, cerca de quase 100 mil hectares para realização de manejo de javalis!!!

Nossa caçada ocupou um domingo com seis companheiros e 25 cães,sendo nenhum cão de agarre, que trabalharam um grande capão de mato onde foram avistados em um levante 17 javalis, em meio a toque e acuações e com poucos atiradores conseguimos deitar as duas fêmeas de cerca de 80kg cada, caça feita e cães recolhidos tivemos uma boa roda de prosa no rancho do canil com um bom lombinho de javali acebolado acompanhado de uma boa cachaça, cerveja, muitos causos e risadas!  

Quem quiser compartilhar histórias e fotos de suas caçadas basta enviar para o aquitemjavali@gmail.com e quem sabe a Rede Aqui Tem Javali também não faz uma visita à sua equipe em uma caçada? Abraços aos amigos controladores de todo o Brasil! 



5 comentários:

  1. Rafael, belas fotos. Que armas vcs costumam usar ?
    gostaria de conhecer pessoas envolvidas na caça; moro no litoral de SP e portanto distante das areas utilizadas na caça.
    Vc tem algum contato para indicar ?

    ResponderExcluir
  2. É isso que todos os cidadãos de bem têm a obrigação de apoiar e intensificar cada vez mais a caça aos javalis , porque pode matar a fome dos que não tem o que comer.

    Eu adoraria um pedacinho desse lombinho de javali , pois deu-me uma fome, hehehehehehehehehehehehehehe...

    ResponderExcluir
  3. Adoraria caçar javali como participar 44984358693

    ResponderExcluir
  4. Eu tbm apoio as caçadas de javalis para disseminar a especie do nosso brasil são da africa aqui não tem predadores naturais e por isso aumentaram descontroladamentecausando prejuízos na agricultura.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Poderiam me informar se consigo comprar um casal destes cães?
    Se positivo, qual o valor?

    ResponderExcluir