quinta-feira, 25 de junho de 2015

Grandes populações de javalis são preocupação para transmissão de doenças na Alemanha

Indústria suína europeia foi advertida sobre potencial de propagação da PSA

Quarta-feira, 24 de Junho de 2015, 09:21:31EconomiaMercado ExternoSanidadeSaúde Animal
Em uma conferência para discutir a Peste Suína Africana (PSA) o professor Franz Conrath, do Friederich Loeffer Institute -  instituto federal alemão de pesquisas para saúde animal -  alertou que há uma constante ameaça de um surto de PSA devido ao volume de tráfego em toda a fronteira de países infectados na região do Báltico.
Ele disse que algumas pessoas fizeram o “descarte inadequado” de animais infectados e o “procedimento errado” foi o maior fator de propagação da doença. Nos dois últimos anos, foram confirmados surtos de PSA - o que provoca aborto espontâneo em matrizes, é altamente contagiosa, e mata suínos em poucos dias - na Polónia, Lituânia, Letónia, Bielorrússia e Ucrânia.
Ela pode ser transmitida através do contato direto com os animais, por equipamentos que estão sendo compartilhados entre fazendas, e por carrapatos.
Em declarações à GlobalMeatNews, Conrath disse que tem alertado há mais de um ano sobre a necessidade de assumir um risco sério. Ele disse que qualquer surto na Alemanha teria consequências sérias e seria difícil de controlar devido às grandes populações de javalis.
“Se houver um surto na população de suínos domésticos haveria abates e restrições comerciais para controlá-lo. Mas temo um surto na Alemanha pode ser pior do que nos Estados bálticos, porque qualquer surto na população de javalis seria de controle extremante difícil”, disse Conrath.
Ele disse ainda que os esforços para minimizar o risco de PSA cruzar a fronteira foram focados em manter população consciente da doença e aumento da vigilância da população de javalis, para tentar limitar os danos potenciais deve ser identificado um surto. No entanto, ele disse que o fato de a Alemanha ser cercada por outros membros da União Europeia e ter grandes fronteiras significa que ha um limite para o que cada um poderia fazer para evitar PSA se espalhe pelo país.
Fonte:  GlobalMeatNewshttp://www.suinoculturaindustrial.com.br/noticia/industria-suina-europeia-foi-advertida-sobre-potencial-de-propagacao-da-psa/20150624092750_O_689

Nenhum comentário:

Postar um comentário