domingo, 19 de julho de 2015

Curso de Caça realizado na Universidade Federal de Viçosa/MG

Primeiro Curso de Caça realizado pelo prof. Rômulo Ribon durante a Semana do Fazendeiro na Universidade Federal de Viçosa/MG nesta quarta feira 15/07/2015.

22 comentários:

  1. Isso é ridículo. Não importa se está dentro das normas de caça. É o meu dinheiro que está sendo gasto para ensinar pessoas a matarem animais. Isso não pode é não vai ficar assim. Esperem e vocês vão ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara vc faz noção do que isso significa , vc sabia que o único animal de caça por lei brasileira é o javali , animal que e PRAGA em plantações , então isso faz parte de cursos como agraria , engenharia florestal e outros , o javali expulsa e mata especies nativas da região como paca e capivara , deu para entender o problema ambiental que esse animal causa ?? a caça é

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Nelio, vc mataria um javali apenas por que ele esta destruindo umas plantinhas? é essa a sua solução? Destruir uma vida por que esta dando centavos de prejuizo?

      Excluir
    4. Nelio, vc mataria um javali apenas por que ele esta destruindo umas plantinhas? é essa a sua solução? Destruir uma vida por que esta dando centavos de prejuizo?

      Excluir
    5. Nelio, o tucano também é considerado uma ave predadora, mata filhotes de outras aves, répteis... mas não deve dá tesão nenhum abater um bicho tão pequeno, né?!

      Excluir
    6. "centavos de prejuizo" , pelo visto vc não sabe sobro o assunto ... ele da muito prejuízo , dependendo da população de até 30 mil reais , se o agricultor plantar raízes como mandioca ou batata , ele acaba com tudo , se vc acha que o agricultor vai ver o dinheiro indo embora vc tá enganado , ele vai ilegal e mata mesmo(mais um motivo para a caça ser legalizada)
      ...

      Excluir
    7. Renata , o caso do tucano é diferente , pois ai o animal é nativo ... e não chega nem perto de ser um problema como o do javali , que não se tem controle de população , aumentando e aumentando disparadamente dodos os dias e dando gigantescos problemas ambientais e econômicos !!

      Excluir
  2. Boa Wellington! Afinal a escravidão dos negros era legalizada, mas sempre foi amoral! O poder público não tomou as devidas providências para que o javali NÃO virasse uma "praga" e agora fomenta a indústria da caça com esta desculpa! VAI TER PROTESTO!!!

    ResponderExcluir
  3. Compartilhe este abaixo-assinado
    https://www.change.org/p/universidade-federal-de-vi%C3%A7osa-acabe-com-o-curso-de-ca%C3%A7a-imediatamente

    ResponderExcluir
  4. Curioso... Por que será que removeram meus comentários???

    ResponderExcluir
  5. Um absurdo em pleno século XXI, diante da extinção de nossa fauna um curso baseado em uma legislação falha ministrado em uma Universidade de renome orienta a caça. Só tenho a lamentar tamanha barbárie!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A praga de javalis (que é um animal exótico) auxilia, em muuito, na extinção da fauna nativa...

      Excluir
    2. A praga de javalis (que é um animal exótico) auxilia, em muuito, na extinção da fauna nativa...

      Excluir
  6. Isso é doentio...! pessoas que matam por prazer é psicopatia, tem que ser trancados e tratados! Absurdo uma faculdade incentivar isto! Que vergonha de mora em Minas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. onde esta escrito que caçadores matam pro prazer ? matam por necessidades , antes de escrever asneiras como essa conheça o minimo sobre o assunto ...

      Excluir
  7. Absurdo! Não é por que está dentro da lei, que é ético, que é certo! É errado! É ultrajante! Com o nosso dinheiro, não!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. conheça os problemas ambientais e econômicos que o javali causa antes de escrever essas asneiras , e fica tranquila que o seu dinheiro não foi investido nisso pois foi por boa vontade dos organizadores e dos professores que estão preocupados com as consequência do crescimento desordenado da população de javali no brasil !!

      Excluir
  8. Fico muito triste ver essa reação. Ela evidencia uma enorme ignorância quanto ao papel ecológico extremamente negativo da Lebre e do Javali no Brasil, ou ainda das possíveis ações para a redução e controle desse efeito na nossa fauna. Ambas são espécies exóticas, e que tem exercido uma enorme pressão sobre as espécies nativas. Ser a favor da manutenção do Javali e da Lebre é, em última instância, ser contra a manutenção das espécies nativas.

    Eu fico boquiaberto ao ver que existem pessoas que acham que um profissional com doutorado em manejo e conservação em uma das universidades mais renomadas do país poderia atuar contra a conservação das espécies nativas!!! O que passa na cabeça dessas pessoas? O que elas acham que se estuda num curso de manejo e conservação, as melhores formas de acabar com nossa biodiversidade? Meus Deus. Qualquer crítica é bem vinda (tenho certeza de que o Rômulo acha o mesmo), desde que não venha desprovida de embasamento científico e trasbordando de preconceitos. O fato é que as populações de Javali e da Lebre têm trazido sérios problemas à nossa fauna, por meio da competição ecológica. A caça pode sim auxiliar no controle do tamanho populacional, o que reduz o processo competitivo. Isso foi demonstrado há quase 50 anos pelos trabalhos Robert Paine!!! Será que o autor das críticas tem conhecimento desse trabalho básico da Ecologia? O que ele propõe para controlar as espécies exóticas? Pelo vi no seu texto, nada.

    Uma pena. Uma triste demonstração de desconhecimento de como se faz ecologia ou conservação. Um texto é um desserviço à conservação das nossas espécies.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. O Deputado Roberto Tripoli, PV-SP, representou ao Ministério Público do Estado de São Paulo visando barrar a caça aos javalis, que vem sendo praticada em várias cidades paulistas como forma de “controle populacional” dessa espécie exótica. Anteriormente, o parlamentar ambientalista já havia cobrado do Ibama-SP e da Secretaria do Meio Ambiente do Estado um posicionamento a respeito dessa liberação. Esses dois órgãos ainda não se manifestaram; agora, Tripoli recorreu ao MP.

    “A caça – frisa Tripoli – além de ser uma crueldade absurda, é uma prática proibida em todas as suas modalidades pela Constituição do Estado de São Paulo. Se o tiro não leva à morte, o animal pode agonizar durante horas ou dias. Além disso, temos tido notícias de muitos cães feridos nessas caçadas, alguns socorridos por ONGs.” Vale lembrar que Tripoli, ao lado de outros ambientalistas, participou do movimento para inserir a proibição da caça, em todas as suas modalidades, na Constituição paulista.

    O parlamentar preocupa-se inclusive com o estímulo à posse de armamentos, situação que contraria o Estatuto do Desarmamento e fere a Cultura de Paz. Outra questão levantada por Tripoli diz respeito à possibilidade, durante as caçadas, de abate de animais da fauna silvestre brasileira.

    “Os órgãos ambientais devem tomar medidas técnicas para conter o aumento das populações de javalis, de forma ética, científica e não simplesmente autorizando o abate por armas de fogo manuseadas por particulares”, reitera Roberto Tripoli.

    - See more at: http://pv.org.br/2015/10/02/deputado-roberto-tripoli-recorre-ao-ministerio-publico-para-barrar-caca-aos-javalis/#sthash.GJxIQCHu.dpuf

    ResponderExcluir
  11. So para lembrar essas pessoas que acham que não deve ser caçado os javalis aqui no Brasil e em alguns países ele é uma conciderado praga até porque nao temos um predador para ele a não ser nós humanos e muito fácil ficar botando defeito sentado c o bundão no sofá em casa ou no seu apartamento agora ir lá pegar uma enchada e ajudar as pessoas que batem de segunda a segunda nas lavouras embaixo de sol ou chuva não vá não eh eu só a favor da caça do javali dentro e claru das leis

    ResponderExcluir